Capoeira Regional e suas características
MESTRE BIMBA
A Capoeira Regional é uma manifestação da cultura baiana, que foi criada em 1928 por Manoel dos Reis Machado ( Mestre Bimba ). Bimba utilizou os seus conhecimentos da Capoeira Angola e do Batuque (espécie de luta-livre comum na Bahia do século XIX) para criar este novo estilo.
As características principais da Capoeira Regional são:
1. Exame de Admissão - Consistia de três exercícios básicos; cocorinha, queda de rins e deslocamento (ponte),com a finalidade de verificar a flexibilidade, força e equilíbrio do iniciante.
2. Seqüência de Ensino de Mestre Bimba:O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma seqüência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança.
Os golpes integrantes da seqüência são:Aú Armada Arrastão Bênção Cocorinha Cabeçada Godeme Galopante Giro Joelhada Martelo Meia Lua de Compasso Queixada Negativa Palma Meia Lua de Frente Role.
3. Cintura Desprezada:É uma seqüência de golpes ligados e balões, também conhecidos como Movimentos de Projeção da Capoeira, onde o capoeirista projeta o companheiro, que deverá cair em pé ou agachado jamais sentado.
Os golpe que fazem parte desta seqüência são:Aú Balão de lado Tesoura de costas Balão cinturado Apanhada Gravata alta.
4 - Batizado: É um momento de grande significado para o aluno, pois encontra-se apto para jogar pela primeira vez na roda.
"O Batizado consistia em colocar em cada calouro um nome de guerra.Para este jogo era escolhido um formado ou um aluno mais velho da Academia que estivesse na aula, que como padrinho incentivava ao afilhado a jogar, e após o jogo o Mestre no centro da roda levantava a mão do aluno e então era dado um apelido com o qual passaria a ser conhecido na capoeira.
5 - Curso de Especialização: Tinha como objetivo o aprimoramento da capoeira, com uma ênfase para os ensinamentos de defesa e contra-ataque de golpes advindos de um adversário portando armas como: navalha, faca, canivete, porrete, facão e até armas de fogo. Sua duração era de três meses divididos em dois módulos, o primeiro com a duração de sessenta dias, O segundo com duração de 30 dias e era realizada na Chapada do Rio Vermelho, tinha como conteúdo as "emboscadas" Ao final do curso o Mestre Bimba fazia uma festa aos moldes da formatura e entregava aos concluintes um "Lenço Vermelho" que correspondia a uma titulação de Graduação dos Formandos Especializados.
6 - Músicas: Podemos dividir em duas partes -
a primeira referente aos toques de Berimbau.
São Bento Grande, Santa Maria, Banguela, Amazonas, Cavalaria, Idalina e Iúna.
São Bento Grande; é um toque que tem ritmo agressivo.
Banguela; é um toque que chama para um jogo compassado, curtido, malicioso e floreado.
Cavalaria - é o toque de aviso, chama a atenção dos capoeiristas que chegou estranhos na roda, outrora avisava da aproximação de policiais.
Iúna - é um toque especial para os alunos formados por Mestre Bimba, incita um jogo amistoso, curtido, malicioso e com a obrigatoriedade do esquente.
Santa Maria, Amazonas e Idalina - são toques de apresentação.
A segunda Referência é sobre as musicas:
quadras e corrido.
As quadras são pequenas ladainhas com versos composto de 4 a 6 linhas.
O corrido são cantigas com frases curtas que é repetido pelo coro.
Plasticamente a Capoeira Regional é identificada pêlos golpes bem definidos, pernas esticadas, movimentos amplos, jogo alto e objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário